Disciplina em Caráter Especial - Fundamentos Sócio-Antropológicos
Sobre o EventoEvento em Belém - PA
Início Término Categoria
20/02/2020 29/02/2020 DCE
RESUMO SOBRE O EVENTODisciplina em caráter especial de Fundamentos Sócio-Antropológicos destinada exclusivamente aos alunos do curso de Fonoaudiologia com 40 horas aulas.
Local do Evento: UNAMA - Alcindo Cacela.  Av. Alcindo Cacela, 287, Belém - PA
Atividades do Evento
Disciplina em Caráter Especial - Fund Sócio-Antropológicos
30 Vagas, inscrições até 17/02/2020 - Período de realização: de 20/02/2020 até 29/02/2020 - 8h às 12h
Local: BLOCO B - 304 / Avenida Alcindo Cacela 287, 203
Inscrições Encerradas
Ementa
Conteúdo Programático
Bibliografia

A disciplina trata do estudo da construção social do processo saúde doença e as práticas a ela associada, aborda prioritariamente o fenômeno social e cultural e a relação deste com a percepção do corpo, crenças, religiosidade, hábitos, tabus, classes sociais. Discute as práticas curativas nas sociedades tradicionais, indígenas e quilombolas. Enfatiza reflexões e análises da cultura afroameríndia na formação do povo brasileiro e da cultura amazônica.

UNIDADE I: HOMEM E SOCIEDADE

A SOCIOLOGIA COMO CIÊNCIA. 1.2. A CONSTRUÇÃO SOCIAL DA REALIDADE; 1.3 AS TEORIAS SOCIOLÓGICAS CLÁSSICAS: AUGUSTO COMTE, ÉMILE DURKHEIM, KARL MARX E MAX WEBER.

UNIDADE II: HOMEM CULTURA E SOCIEDADE CULTURA, CONCEITO E ORIGEM. 2.2. ANTROPOLOGIA DA SAÚDE. 2.3. AS DIVERSAS DIMENSÕES DA RELAÇÃO HOMEM/CULTURA/SOCIEDADE. 2.4. ETNOCENTRISMO E RELATIVISMO

UNIDADE III: OS ASPECTOS CULTURAIS E SOCIAIS NA ÁREA DA SAÚDE A DIVERSIDADE SÓCIOCULTURAL DA CONCEPÇÃO DO PROCESSO SAÚDE/DOENÇA. A COMPREENSÃO DOS FATORES DETERMINANTES DA SAÚDE DOENÇA NA CULTURA AMAZÔNICA: SOCIAIS, CULTURAIS, ÉTNICO RACIAIS E AMBIENTAIS. A CONSTRUÇÃO SOCIAL E CULTURAL DO CORPO

ALVES, P. C. Saúde e Doença: um olhar antropológico. Rio de Janeiro: Ed FIOCRUZ, 1998.

DAMATTA, R. Relativizando. Rio de janeiro: Rocco, 1987.

LARAIA, R. B. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Zahar, 1986.

Todos os direitos reservados